sábado, 26 de dezembro de 2009

Natal


Ora bem, conforme foi dito no post anterior, começo por colocar alguns trabalhos que encontrei em arquivo.
Como não podia deixar de ser e ainda estamos na quadra natalícia aqui ficam umas velas enfeitadas com anjos.
Aqui podem ver a diferença uma vela tem o anjo feito com traço duplo e a outra o anjo é simples.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ponto Final

Depois de andar vasculhando os meus arquivos, encontrei um tabuleiro igual e já com moldura, que coloco para verem o efeito final.
De salientar que este difere no efeito dos estâmes que coloquei nas flores, assim podem ver a diferença.
Também encontrei alguns trabalhos que executei e já não me lembrava deles, alguns que ofereci e outros que vendi, mas procurei sempre tirar fotos a todos os trabalhos.
Portanto os posts seguintes, serão esses trabalhos, alguns são mesmo de principiante, foram feitos quando me iniciei no estanho.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Quase final

Depois de terminar o tabuleiro, demorou até  publicar o post relativo ao trabalho de acabamento, o tempo vai sendo pouco para muita coisa a fazer, mas estamos quase no fim.
Quero agora salientar um promenor, que é nada mais do que uma experiência minha, a conjugação de outros materiais ou artigos na compilação deste trabalho, esses materiais são estâmes, usados mais nos trabalhos em 3D.
Como o trabalho é para ficar em casa não se perde nada e o efeito é o que se segue na foto.
Quanto à moldura do tabuleiro, foi prometido que estará pronta lá para a Páscoa, isto por falta de material.

De volta ao tabuleiro

Preparação para a recta final


Depois do trabalho moldado, é hora de preenchermos, com massa, as concavidades do lado avesso, para dar resistência ao trabalho para este não se amolgar.

Antigamente aplicava-se cera misturada com pez, mas as coisas vão evoluindo e agora usa-se massa para tapar gretas nas paredes, é uma massa leve e fina, que depois de secar fica dura e resistente.

Podem ver nas fotos seguintes a massa e a espátula para aplicar a mesma.



Depois da massa secar, lixa-se para retirar o excesso, de maneira a superfície ficar lisa.

Seguidamente deve passar-se o trabalho, pelo lado direito, com um algodão embebido em acetona, para retirar algumas impurezas.

Na foto seguinte pode ver quais os materiais que irão ser aplicados no próximo passo.



Agora temos o trabalho preparado para lhe aplicar a patine, com um algodão embebido em patine, espalhamos uniformemente por todo o trabalho até o mesmo ficar todo escuro como a foto que se segue.


(A patine é um ácido, pelo que se aconselha a utilizar luvas, durante esta operação)


A seguir, também com um algodão retira-se o excesso da patine, depois é a vez de aplicar outros materiais, o polimento e o abrilhantador.

Estes produtos em bisnagas, são aplicados no trabalho, primeiro o polimento, depois o abrilhantador, espalha-se um pouco de polimento com uma flanela, vai-se limpando com a flanela para tirar o preto da patine, fica pronto quando se passa a flanela e esta já não fica suja (preta).

(A flanela, quando vai ficando suja, deve ser renovada, para isso deve-se comprar em quantidades, nos mercados é barato, depois corta-se ás tiras para utilizar na limpeza do trabalho, pois não deve ser reutilizável).


Assim fica o trabalho depois de limpo com o polimento.


Agora é a vez de aplicar o abrilhantador, procede-se da mesma maneira como com o polimento, limpando com a flanela até esta não ficar suja, ou ficar pouco suja.

Esta fase está completa e o efeito é o que se pode ver na foto seguinte.


(Neste momento deixem-me dar umas dicas sobre os produtos que, aqui são aplicados e por vezes difíceis de adquirir).


Em vez da massa para tapar fendas nas paredes que, se pode adquirir nas grandes superfícies de bricolage, podemos usar cera misturada com pez, derretem-se na proporção de 3 partes de cera e uma de pez.

Depois de usar a patine, em vez do polimento pode usar-se o limpa metais da Duraglit, usando finalmente um verniz próprio para estanho.

Assim chegou a hora de recortar o trabalho, com um cortador e com o trabalho em cima do vidro, iniciamos o recorte, com calma, com alguma pressão e precisão recortamos os pedaços que devem ser recortados e cujo efeito será o que se vê nas fotos seguintes.

Depois de todo recortado.



Os trabalhos deste género, por mim elaborados, têm sempre por base o linho que, dá um toque mais fino e fica mais apresentável.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Surpresa


Queria fazer uma surpresa mas, devido a certas circunstâncias não foi possível. No entanto aqui fica o trabalho que realizei para uma amiga virtual.
Brevemente porei alguns posts relativos ao tabuleiro que estou fazendo e que está quase terminado.