domingo, 26 de setembro de 2010

Visita orientada

Esta foi uma iniciativa promovida pelo Turismo do Alentejo, E.R.T., com a colaboração da P.S.P. de Évora, de forma a comemorar, antecipadamente, o Dia Mundial do Turismo, neste espaço.
Eu apresentando as minhas peças

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sino da Câmara

Em viana existem vários monumentos, mas os que mais se destacam, são o Santuário de Nossa Senhora de Aires e o Castelo.
O castelo, de estilo gótico, apresenta além de volumes trecentistas, adornos em estilo manuelino e mudéjar, fruto dos diversos períodos construtivos. Em linhas gerais conserva planta pentagonal irregular, constituída pela articulação de cinco cortinas de muralhas, amparadas por cubelos cilíndricos nos vértices, delimitando o terreiro. O topo destas é percorrido por adarve e os cubelos são arrematados por coruchéus de alvenaria. O maior destes cubelos foi convertido em Torre de Menagem. As fachadas a Sul, Leste, Oes-nordeste e Noroeste são arrematadas por merlões e ameias. Nas cortinas a Sul e a Noroeste rasgam-se, respectivamente a Porta da Matriz e a da Misericórdia, esta última abrindo-se diretamente para o nártex do templo.


Intramuros, o castelo complementa-se com as edificações das igrejas da Misericórdia e da Matriz, da antiga Câmara Municipal e da Capela de Santo António.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Foi de vez

Depois de partir mais dois ovos, mas estes com defeito de fabrico, lá fiz um trabalho que considero acabado e em perfeito estado.
É certo que faltará qualquer coisa, só vamos aprendendo com o tempo e com as asneiras que vamos cometendo.
Aconteceu com o estanho, com a pirogravura e concerteza com a casca de ovo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Experiências

Não há uma sem duas, nem duas sem três.
Hoje pela manhã sem ovos para partir, procurei uns pedaços de madeira para fazer umas experiências, primeiro foi entalhe em madeira, depois foi conjugar no entalhe um pouco de pirogravura e saíu isto.

domingo, 19 de setembro de 2010

Partiu-se

É isso mesmo, estou a fazer experiências, para ver a resistência da casca de ovo de pata, e como se devem utilizar as ferramentas, para não se danificar o trabalho.
Já cheguei até aqui, para ir mais longe terei de arranjar mais ovos para destruir.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nova Arte

Ora bem, hoje iniciei-me numa nova arte, não sei se tem nome específico, mas é conhecida por escultura em casca de ovo.
Até agora tenho realizado algumas experiências em casca de ovo de pata, para tomar conhecimento com o material e familiarizar-me com as ferramentas, terei de estragar algumas dúzias de ovos.
Esta foto que aqui apresento é um trabalho que estou realizando e não sei quando terminará, mas quando terminar será aqui exposto para verem o resultado final.
Esta fase serve para me ambientar a esta técnica e aplicar em ovos de avestruz, nos quais se fazem lindos trabalhos.
Veremos até quando o interesse se vai manter, esperemos que se mantenha como o estanho e a pirogravura.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais Pirogravuras

Estando actualmente a ler o livro, sobre pirogravura, do mestre José Gavino, procuro aplicar as técnicas por ele descritas no mesmo.
Assim executei mais estes trabalhos, que aqui exponho.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Castelo do Largo


Estando já a pensar na exposição a realizar no castelo, terminei hoje mais um trabalho em pirogravura, referente ao castelo, numa perspectiva do Largo de São Luis.

Pelourinho de Viana

Sabe-se que existiu um pelourinho em Viana do Alentejo, mas a sua forma e localização ainda são desconhecidas.
Este desenho, que aqui reproduzo, foi feito pela Joana Baião, baseado em algumas peças existentes, que se sabe terem pertencido ao pelourinho.