domingo, 22 de novembro de 2009

Continuação do tabuleiro



Passo seguinte
Com o desenho colocado por cima do estanho e este por sua vez em cima da camurça ou de uma revista, vamos passá-lo com lápis de grafite mas não com grande pressão, pois a intenção é mesmo só marcar o desenho na folha de estanho.


A maneira de executar um bom trabalho é manter o traço firme e certo, quando se levanta o bico do lápis, deve-se recomeçar do sitio onde terminou, não se deve ir buscar o traço mais atrás para não fazer marcação paralela.
Foto2

Foto3

Depois de passar todo o desenho e antes de descolar o papel, devemos verificar pela parte de trás se o mesmo está todo passado para o estanho. Olhando de um lado e do outro poderemos certificarmo-nos de não falta traço nenhum.


O aspecto será como o que se pode ver na foto3.

Depois de descolar o papel do desenho, colocamos o estanho de novo em cima da camurça e passamos os motivos principais, isto é, as flores, as folhas e barra circundante, com o lápis de ponta de teflon, nos outros traços não lhe mexemos por agora.

Foto4















Seguidamente retiramos a camurça e começamos a trabalhar o nosso tabuleiro com o lápis de teflon em cima do vidro e pelo lado do avesso. O efeito é o que se pode ver na foto 5 e 6.

Eu a partir de agora referir-me-ei ás faces do trabalho como lado direito e avesso.

Faço agora um alerta e irei alertando de vez em quando, para a maneira de trabalhar na camurça ou revista e em cima do vidro, isto é: Trabalhar na superfície mole ou na superfície dura.
Se nos enganamos, em vez de superfície dura for na superfície mole, podemos danificar o trabalho.

Foto5


Foto6            

Depois de concluído este último, pode ver o efeito que fica no lado direito e avesso, nas fotos 7 e 8 respectivamente.
Foto7                                                                                  
 
Foto8



Sem comentários: